terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pinto da Costa é o novo Presidente de São Tomé e Príncipe


A vitória de Pinto da Costa nas eleições de domingo(7), ele assim tornará o próximo presidente das ilhas maravilhosas, tudo indica a partir de Setembro. Dados preliminares divulgados pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional , dão a Pinto da Costa uma vitória clara. 52,88% dos votos expressos nas urnas, num total de 35112 votos expressos contra 31287 votos de Evaristo de Carvalho, equivalentes a 47,12%. Os dados da CEN, indicam que foram registados 66399 votos válidos expressos nas urnas. Nesta segunda volta a abstenção ficou por 25,96%.

Na segunda feira , o Presidente eleito disse, alertou a "difícil" conjuntura económica e social de São Tomé e Príncipe, no âmbito de uma declaração sobre a sua vitória, neste domingo, na segunda volta das presidenciais.

É preciso que todos tenhamos consciência da amplitude dos desafios que se colocam ao país, num quadro internacional de grande incerteza", disse Manuel Pinto da Costa, que totalizou 52,88 por cento, enquanto o candidato derrotado, Evaristo Carvalho obteve 48,12 por cento.

Face às dificuldades presentes e as incertezas do futuro, Pinto da Costa, tendo em conta a difícil conjuntura económica e social, considerou que esconder as dificuldades "seria fugir à realidade".

"Para São Tomé e Príncipe ultrapassar a situação em que se encontra é fundamental uma linguagem de verdade sobre a real dimensão dos problemas, suas causas e soluções", propôs.

Na declaração, lida sem que fossem permitidas perguntas no final, Pinto da Costa defendeu a participação colectiva, e para que todos se sintam motivados, considerou ser "indispensável" que se assegure um clima de diálogo que "permita a obtenção dos consensos necessários para que o país entre definitivamente no caminho do desenvolvimento sustentável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário