terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comunidade de São Tomé e Príncipe comemora 36 anos de Independência em Minas Gerais



Com um ciclo de atividades na UFMG, comunidade são-tomense em Belo Horizonte celebra aniversário de independência de suas Ilhas

No último dia 12 de Julho, a República Democrática de São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné - África Ocidental) comemorou seu 36º aniversário de Independência. O núcleo de estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Educação (FAE-UFMG), organizam a II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, com o objetivo de celebrar e divulgar a cultura e as potencialidades turísticas e econômicas das Ilhas no Brasil.

A Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) tem se beneficiado com a fundamental contribuição dos estudantes africanos na universidade, seja em projetos de cooperação internacional realizado por docentes do CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FAE/UFMG), acompanhamento e formação continuada de gestores e docentes de ensino recorrente de jovens e adultos (ambos em São Tomé e Príncipe), em eventos ligados ao programa de ações afirmativas na UFMG, e discursos e representações sobre a África e os negros em manuais escolares de língua portuguesa.

Além disso, a integração com os estudantes africanos propicia possibilidades de produção de conhecimentos, em atividades do Curso de Especialização História da África e Culturas Afro-Brasileiras para professores da Rede Municipal de Belo Horizonte, em cumprimento à lei brasileira 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, de estudos sobre a origem africana e seus legados para a cultura brasileira.

II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil
De 16 a 20 de agosto, no Campus da UFMG Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha) através das atividades programadas de apresentações temáticas e debates, o evento propõe refletir sobre estratégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente.

A programação promove oportunidade ímpar para aprofundamento na construção desses conhecimentos, com eventos que se realizarão no Auditório da Reitoria da UFMG e no Auditório Neidson Rodrigues/FAE, com participação de autoridades, docentes e pesquisadores da UFMG, UNB, USP, UEC. Este evento estará aberto para público em geral que queira participar da discussão proposta.

O encerramento do evento contará com um jantar de comida típica do país dia 20 de agosto, na Casa África-Rua Tulipa, 215, Esplanada, Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário