quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Relato sobre a II semana de São Tomé e Príncipe no Brasil


Meus caros amigos, ao longo da semana passada , eu e alguns colegas e professores da Faculdade da Educação da UFMG, organizamos a II Semana Cultural de S.Tomé e Príncipe no Brasil.
II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil que aconteceu de 16 a 20 de agosto, no Campus da UFMG Pampulha, através das atividades programadas de apresentações temáticas e debates, o evento proponha refletir sobre estratégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente.
Ao longo das palestras percebemos que a afluência das pessoas foram poucas, apesar de reconhecermos o potencial dos palestrantes e a relevância dos temas discutidos. O balanço foi positivo, e acreditamos que o caminho é este que temos que seguir, e só assim conseguiremos difundir e confrontar idéias sobre duas culturas e dois povos tão semelhantes e distantes.
Com a realização da semana pudemos trazer um pouco mais da nossa cultura até a universidade, e mostrar São Tomé e Príncipe além do que a mídia mostra para mundo. Como estava previsto nas atividades propostas para semana, realizou-se exposição de objetos provenientes do nosso país como: trajes típicos livros de autores nacionais, CDs de musicas tradicionais e outros objetos que representam a nossa realidade.
Foram realizadas também palestras sobre temas relativos á São Tomé e Príncipe. Para o encerramento, realizou-se uma noite gastronômica com pratos típicos ao som de musicas africanas. Eventos como esses são sempre louváveis, pois a partir dos mesmos nós estudantes santomenses no exterior, podemos fomentar o nosso senso critico, formando assim uma massa critica para que juntos possamos encontrar soluções para os crescentes problemas sociais, políticos, econômicos etc. que o nosso país se depara atualmente.
Por outro lado percebemos que temos que agir, apresentando estratégias claras e programar elas. Também esta semana provou que nos como africanos no exterior temos que divulgar mais a nossa cultura e demonstrar que somos capazes de contribuir para o desenvolvimento do nosso continente.
Mesmo que nos últimos tempos ele tem sido motivo de aparecimento na mídia não pelas boas ações mais por coisas muito ruins, pelos conflitos armados, fome, problemas sociais.
Mas perante este cenário, chegou o momento de cada um de nós fazermos o possível nas nossas áreas afins, e começando a apresentar soluções para tirar o nosso país, S.Tomé e Príncipe do estado que se encontra. Estamos num país que atualmente é uma das maiores economias mundiais, que tem uma cultura vasta, e que o mundo tem falado muito no sentido positivo, vamos levar o que vemos ou que aprendemos de bom no Brasil ao nosso país.
Como estudantes, temos que sim ser capazes de fazer analise e apresentar soluções, credíveis e pertinentes. Temos que encontrar ou criar um canal de comunicação junto às autoridades santomenses para o melhor contribuir para o desenvolvimento de S.Tomé e Príncipe.
Aos nossos amigos brasileiros quero fazer seguinte apelo, vamos conversar mais discutir mais sobre África. Comecem a pensar o que de África vocês sabem? O que precisam saber e o que querem saber? Quais os apoios que os africanos podem dar neste sentido.
Quero aqui apresentar os meus agradecimentos a Anitilza Laby Neves, Chris Allen Barroso, Lusibety Trigueiros, Jordana Pinheiro, Graziella Medrado, Professora Aracy Martins, Professora Vanessa Araujo, Ednéia Gonçalves, Professora Samira Zaidan– Diretora da FAE-UFMG, e a comunidade estudantil santomense em Belo Horizonte: Balmer Nascimento, Nilton Lima, Djano Sousa, Giminey Lima e Joel Afonso.
Não esquecendo de todos os outros que desde iniciou apoiaram esta iniciativa como Gilberto do Rosário, Jedson Carvalho, Carlos Miguel Amado, Ederlise Carvalho, Aguel Bengala da Cruz, Belinazir Esperito Santo e Rodney Sousa, que impossibilitados de estar presentes sempre deram forças. Agradecimentos extensivos a Universidade Federal de Minas Gerais, e vários departamentos e faculdades que abraçam este projeto.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

S.Tomé e Principe-Um destino para ferias

Programa Segunda Semana Cultural de STP-BH-Brasil

PROGRAMAÇÃO: 16 a 20 de agosto de 2011
Cerimônia de Abertura
Data e Hora: Terça-Feira – 16/Agosto/2011 – 16h30min
Local: Auditório da Reitoria UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profª. Drª. Samira Zaidan– Diretora da FAE-UFMG

Reitor da UFMG Prof. Dr. Clélio Campolina Diniz
Pro-Reitora de Graduação-Antônia Vitória Soares Aranha
Diretora do CEALE: Maria Lúcia Castanheira
Representantes: Representante do Governo de São Tomé e Príncipe
Representante da Prefeitura de Belo Horizonte
Abdelasy de Sousa – Representante do Núcleo dos Estudantes STP em MG


Mesa Redonda: São Tomé e Príncipe – Educação, Linguagem e potencialidades turísticas.
Data e Hora:Terça-Feira – 16/Agosto/2011 – 17h20min
Local:Auditório da Reitoria UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profa. Dra. Aracy Alves Martins ¬–CEALE-NERA/FAE/UFMG-Pesq.CNPq.Proj.CoopABC/STP
Palestrantes: Ednéia Gonçalves – Coordenadora do Projeto De Cooperação ABC/Alfasol/Ceale em STP
Abdelasy de Sousa / Graduando em Comunicação Social-UFMG – Cultura e turismo em STP
Profa. Vanessa Pinheiro de Araujo, Universidade de São Paulo, FAPESP
Lung’iê, uma das línguas nacionais de São Tomé e Príncipe


Exposição:São Tomé e Príncipe de portas abertas para o mundo
Data e Hora:Quarta-Feira – 17/Agosto/2011 – 10h00
Local: Hall da Reitoria da UFMG – Campus Pampulha
Coordenação:Núcleo dos Estudantes São-tomenses em Minas Gerais

Mesa Redonda:Políticas de Educação e de Emprego em S.Tomé e Príncipe
Data e Hora:Quinta-Feira – 18/Agosto/2011 – 16h00
Local:Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus Pampulha

Coordenadora: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes – Programa Ações Afirmativas na UFMG
Diretoria da FAE – Profa. Dra. Maria Cristina Soares Gouvêa
Diretoria do CEALE – Profa. Dra. Maria Lúcia Castanheira
Palestrantes: Jacy Braga / Geógrafo – Quadro da Embaixada do Brasil em STP até 2008
Emprego em São Tomé e Príncipe
Profa. Dra. Cláudia Vóvio – UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Produção de Material Didático - Formação Continuada de Gestores e Docentes de Ensino Recorrente de Jovens e Adultos em São Tomé e Príncipe



Mesa Redonda: S.Tomé e Príncipe: Petróleo uma esperança ou uma desilusão?
Data e Hora: Sexta-Feira – 19/Agosto/2011 – 16h00min
Local: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profa. Dra. Miriam Jorge - Programa Ações Afirmativas-FAE-UFMG – FAE/UEMG
Diretoria do CEALE – Profa. Dra. Sara Mourão
Palestrantes:Chris Allen da Costa Barroso, Graduou-se em Sistema de Informação – Analista de Sistema(FANOR ); Técnico Profissional em Instrumentação controlo automático - direcionado para Petróleo - INP - Instituto Nacional dos Petróleos/ Kwanza Sul – Angola
Abdelasy de Sousa / Graduando em Comunicação Social-UFMG; Técnico Profissional em Instrumentação controlo automático - direcionado para Petróleo - INP - Instituto Nacional dos Petróleos/ Kwanza Sul – Angola; Produtor e apresentador do Programa:Visão África- Radio UFMG

Cerimônia de Encerramento – Noite Gastronômica Sábado– 20/Agosto/2011 – 19h00min
Local:Casa África, rua Tulipa 215 - Esplanada
Coordenação:Núcleo dos Estudantes São-tomenses em Minas Gerais

Fotos - Primeira Semana Cultural-2009






terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comunidade de São Tomé e Príncipe comemora 36 anos de Independência em Minas Gerais



Com um ciclo de atividades na UFMG, comunidade são-tomense em Belo Horizonte celebra aniversário de independência de suas Ilhas

No último dia 12 de Julho, a República Democrática de São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné - África Ocidental) comemorou seu 36º aniversário de Independência. O núcleo de estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Educação (FAE-UFMG), organizam a II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, com o objetivo de celebrar e divulgar a cultura e as potencialidades turísticas e econômicas das Ilhas no Brasil.

A Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) tem se beneficiado com a fundamental contribuição dos estudantes africanos na universidade, seja em projetos de cooperação internacional realizado por docentes do CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FAE/UFMG), acompanhamento e formação continuada de gestores e docentes de ensino recorrente de jovens e adultos (ambos em São Tomé e Príncipe), em eventos ligados ao programa de ações afirmativas na UFMG, e discursos e representações sobre a África e os negros em manuais escolares de língua portuguesa.

Além disso, a integração com os estudantes africanos propicia possibilidades de produção de conhecimentos, em atividades do Curso de Especialização História da África e Culturas Afro-Brasileiras para professores da Rede Municipal de Belo Horizonte, em cumprimento à lei brasileira 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, de estudos sobre a origem africana e seus legados para a cultura brasileira.

II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil
De 16 a 20 de agosto, no Campus da UFMG Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha) através das atividades programadas de apresentações temáticas e debates, o evento propõe refletir sobre estratégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente.

A programação promove oportunidade ímpar para aprofundamento na construção desses conhecimentos, com eventos que se realizarão no Auditório da Reitoria da UFMG e no Auditório Neidson Rodrigues/FAE, com participação de autoridades, docentes e pesquisadores da UFMG, UNB, USP, UEC. Este evento estará aberto para público em geral que queira participar da discussão proposta.

O encerramento do evento contará com um jantar de comida típica do país dia 20 de agosto, na Casa África-Rua Tulipa, 215, Esplanada, Belo Horizonte.

Pinto da Costa é o novo Presidente de São Tomé e Príncipe


A vitória de Pinto da Costa nas eleições de domingo(7), ele assim tornará o próximo presidente das ilhas maravilhosas, tudo indica a partir de Setembro. Dados preliminares divulgados pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional , dão a Pinto da Costa uma vitória clara. 52,88% dos votos expressos nas urnas, num total de 35112 votos expressos contra 31287 votos de Evaristo de Carvalho, equivalentes a 47,12%. Os dados da CEN, indicam que foram registados 66399 votos válidos expressos nas urnas. Nesta segunda volta a abstenção ficou por 25,96%.

Na segunda feira , o Presidente eleito disse, alertou a "difícil" conjuntura económica e social de São Tomé e Príncipe, no âmbito de uma declaração sobre a sua vitória, neste domingo, na segunda volta das presidenciais.

É preciso que todos tenhamos consciência da amplitude dos desafios que se colocam ao país, num quadro internacional de grande incerteza", disse Manuel Pinto da Costa, que totalizou 52,88 por cento, enquanto o candidato derrotado, Evaristo Carvalho obteve 48,12 por cento.

Face às dificuldades presentes e as incertezas do futuro, Pinto da Costa, tendo em conta a difícil conjuntura económica e social, considerou que esconder as dificuldades "seria fugir à realidade".

"Para São Tomé e Príncipe ultrapassar a situação em que se encontra é fundamental uma linguagem de verdade sobre a real dimensão dos problemas, suas causas e soluções", propôs.

Na declaração, lida sem que fossem permitidas perguntas no final, Pinto da Costa defendeu a participação colectiva, e para que todos se sintam motivados, considerou ser "indispensável" que se assegure um clima de diálogo que "permita a obtenção dos consensos necessários para que o país entre definitivamente no caminho do desenvolvimento sustentável".

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Programa Segunda Semana Cultural de STP-BH-Brasil

II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil 2011
PROGRAMAÇÃO: 16 a 20 de agosto de 2011
Cerimônia de Abertura
Data e Hora: Terça-Feira – 16/Agosto/2011 – 16h30min
Local: Auditório da Reitoria UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profª. Drª. Samira Zaidan– Diretora da FAE-UFMG

Reitor da UFMG Prof. Dr. Clélio Campolina Diniz
Pro-Reitora de Graduação-Antônia Vitória Soares Aranha
Diretora do CEALE: Maria Lúcia Castanheira
Representantes: Representante do Governo de São Tomé e Príncipe
Representante da Prefeitura de Belo Horizonte
Abdelasy de Sousa – Representante do Núcleo dos Estudantes STP em MG

Mesa Redonda: São Tomé e Príncipe – Educação, Linguagem e potencialidades turísticas.
Data e Hora: Terça-Feira – 16/Agosto/2011 – 17h20min
Local: Auditório da Reitoria UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profa. Dra. Aracy Alves Martins ¬–CEALE-NERA/FAE/UFMG-Pesq.CNPq.Proj.CoopABC/STP
Palestrantes: Ednéia Gonçalves – Coordenadora do Projeto De Cooperação ABC/Alfasol/Ceale em STP
Abdelasy de Sousa / Graduando em Comunicação Social-UFMG – Cultura e turismo em STP
Profa. Vanessa Pinheiro de Araujo, Universidade de São Paulo, FAPESP
Lung’iê, uma das línguas nacionais de São Tomé e Príncipe
Exposição: São Tomé e Príncipe de portas abertas para o mundo
Data e Hora: Quarta-Feira – 17/Agosto/2011 – 10h00
Local: Hall da Reitoria da UFMG – Campus Pampulha
Coordenação: Núcleo dos Estudantes São-tomenses em Minas Gerais

Mesa Redonda: Políticas de Educação e de Emprego em S.Tomé e Príncipe
Data e Hora: Quinta-Feira – 18/Agosto/2011 – 16h00
Local: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus Pampulha

Coordenadora: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes – Programa Ações Afirmativas na UFMG
Diretoria da FAE – Profa. Dra. Samira Zaidan
Diretoria do CEALE – Profa. Dra. Maria Lúcia Castanheira
Palestrantes: Jacy Braga / Geógrafo – Quadro da Embaixada do Brasil em STP até 2008
Emprego em São Tomé e Príncipe
Profa. Dra. Francisca Maciel - CEALE-FAE-UFMG
Coordenadora do PROEF1/Ceale/UFMG e Professora formadora do Projeto de Cooperação ABC/ Alfasol/Ceale em São Tomé e Príncipe
Profa. Dra. Cláudia Vóvio – UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Produção de Material Didático - Formação Continuada de Gestores e Docentes de Ensino Recorrente de Jovens e Adultos em São Tomé e Príncipe


Mesa Redonda: S.Tomé e Príncipe: Petróleo uma esperança ou uma desilusão?
Data e Hora: Sexta-Feira – 19/Agosto/2011 – 16h00min
Local: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus Pampulha

Coordenadora: Profa. Dra. Vanda Praxedes - Programa Ações Afirmativas-FAE-UFMG – FAE/UEMG
Diretoria da FAE – Prof. Dr. Antônio Julio Menezes
Diretoria do CEALE – Profa. Dra. Sara Mourão
Palestrantes: Chris Allen da Costa Barroso, Graduou-se em Sistema de Informação – Analista de Sistema(FANOR ); Técnico Profissional em Instrumentação controlo automático - direcionado para Petróleo - INP - Instituto Nacional dos Petróleos/ Kwanza Sul – Angola
Abdelasy de Sousa / Graduando em Comunicação Social-UFMG; Técnico Profissional em Instrumentação controlo automático - direcionado para Petróleo - INP - Instituto Nacional dos Petróleos/ Kwanza Sul – Angola

Cerimônia de Encerramento – Noite dançante de STP-Sábado– 20/Agosto/2011 – 19h00min
Local:Casa África-Rua Tulipa,215, Esplanada
Núcleo dos Estudantes São-tomenses em Minas Gerais

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Segunda Semana Cultural de STP-Brasil

O Paraíso Perdido
“Terra de boa gente”, com maneira afável e simpática de ser e de estar, que se traduz nas várias formas de manifestações culturais – ritmos e danças, que se reflectem com gastronomia nacional. Caracterizado historicamente pela monocultura de exportação de cacau e café, São Tomé e Príncipe é um dos lugares onde a herança da paisagem natural merece toda atenção de visita, o que permite encontrar nestas ilhas uma genuína e preservada cultura africana, além de muitas possibilidades de turismo.
Com uma história densa de contornos universais, São Tomé e Príncipe constitui um mosaico cultural riquíssimo. Dentre várias formas de expressão cultural no arquipélago, distinguem-se o genuíno Socopé (só com o pé), a Ússua, Deixa, Puita, Djambi, o Txiloli, Bliga, Stleva e Auto de Floripes, entre outras danças.



A Faculdade de Educação da UFMG tem se beneficiado com a fundamental contribuição dos estudantes africanos na UFMG, seja em eventos ligados ao Programa Ações Afirmativas na UFMG, seja com elementos para a Pesquisa do NERA (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas), com verba do CNPq, “Discursos e Representações sobre a África e os Negros em Manuais Escolares de Língua Portuguesa”, seja em projecto de Cooperação Internacional, realizado por docentes do CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FAE/UFMG), em São Tomé e Príncipe: “Acompanhamento e Formação Continuada de Gestores e Docentes de Ensino Recorrente de Jovens e Adultos em São Tomé e Príncipe”.

Além disso, a integração com os estudantes africanos propicia possibilidades de produção de conhecimentos, em actividades do Curso de Especialização História da África e Culturas Afro-Brasileiras para professores da Rede Municipal de Belo Horizonte, em cumprimento à lei brasileira 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, de estudos sobre a origem africana e seus legados para a cultura brasileira.

A II SEMANA CULTURAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO BRASIL 2011 se constitui em oportunidade ímpar para aprofundamento na construção desses conhecimentos, com eventos que se realizarão no Auditório da Reitoria e no Auditório Neidson Rodrigues/FAE, com participação de docentes e pesquisadores da Faculdade de Educação.

Esta Semana Cultural surge a partir de uma nova visão desenvolvida pela comunidade de estudantes são-tomenses no estado de Minas Gerais, Brasil, sobre a valorização cultural do país de origem. Esta concepção advém da experiência cultural adquirida junto ao povo brasileiro, constituindo o nosso maior “feedback” e contributo para ambos os países.

O projecto pretende conjugar ideias de estudantes, experiências de professores brasileiros e entidades capacitadas no meio, para ponderar quais os modelos mais eficazes para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, perante a sua cultura, seu turismo e suas expectativas económicas, pois pretende-se levantar a temática: “Sendo São Tomé e Príncipe, um país rico em cultura e diversidade paisagística, por que não aproveitá-lo da melhor maneira rumo ao seu desenvolvimento sustentável”.