Estantes com processos de registo degradados e mal cheirosos, foi a imagem de marca do serviço de registo e notariado de São Tomé e Príncipe. Acervo deteriorado que fez desaparecer os registos de nascimento de muitos são-tomenses. Finalmente a informática chegou ao sector. Os dados de registo estão a ser informatizados, conferindo maior segurança e fiabilidade.
Desde 1 de Janeiro que o registo dos são-tomenses passou a ser feito por via digital. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é o principal parceiro do ministério da justiça no processo de informatização do serviço de registo e notariadoMais de 110 mil euros, foram investidos na modernização do sector. «Vai-nos garantir uma melhor segurança dos dados. Até o momento os dados são registados em suporte papel. Tendo em conta a pouca fiabilidade e possibilidade de conservação, temos documentos que estão a deteriorar. Assim a informatização dos serviços permite uma maior fiabilidade e a segurança no que concerte a protecção doas documentos», explicou Elísio Texeira Director dos serviços de registo e notariado. Outra valência importante da informatização dos registos e notariado, é a possibilidade que pode ser aberta aos emigrantes para requererem directamente os documentos de identificação, através da Internet. O director Elísio Teixeira, assegurou que o projecto para este fim já está elaborado. O que falta é o financiamento.
Fonte: Tela Non
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