quarta-feira, 3 de junho de 2009

SEMANA CULTURAL DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE NO BRASIL 2009



No dia 12 de Julho do corrente ano, os são-tomenses comemoram 34º aniversário da independência, em São Tomé e Príncipe e na diáspora. Neste sentido, o Núcleo de Estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Educação (FAE-UFMG), o Programa Ações Afirmativas na UFMG e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFMG), organizamos a primeira Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, com o objetivo de divulgar a cultura e as potencialidades turística e econômica das ilhas no Brasil. O evento que acontece de 7 a 12 de julho , no Campus Pampulha da UFMG, tem ainda como finalidade discutir a posição geoestratégica das ilhas, sua diversidade de flora e fauna e uma exuberante paisagem, visando criar condições para colocar o país na rota dos grandes destinos turísticos. Esta organização conta com o apóio do Núcleo de Estudantes São-tomenses em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Semana Cultural é uma das ações integradas da iniciativa dos estudantes são-tomenses no Brasil, visando criar novas oportunidades de conhecimento e interação entre as comunidades africana e brasileira. Outras vertentes desta iniciativa são as valias para o desenvolvimento do país, em conjunto com o desenvolvimento brasileiro. Convivendo já há algum tempo com o povo brasileiro, percebemos o quanto a cultura e a gente da África são motivos de estudos, investimentos e curiosidades. Nesta ordem, esta organização crê que, devido à cultura marcante e à biodiversidade, São Tomé e Príncipe seria uma das grandes rotas de investimentos em turismo, estudos científicos e culturais.

Esta semana cultural, através das atividades programadas de apresentação temática e debate, propõe refletir sobre estra¬tégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente. Da semana cultural, farão parte pesquisadores, acadêmicos, educadores, representantes da administração e da socieda¬de civil brasileira, e a comunidade africana residente no Brasil. Este evento estará aberto para todas as pessoas que queiram participar da discussão proposta. Por estes fatos já alistados por nos acima gostariamos contar com a divulgação e cobertura do vosso centro de comunicação.
Com os melhores cumprimentos a comissão organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário