quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tarde Gastronomica de S.Tomé e Principe


Primeira Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, termina amanhã dia 12 de Julho, numa tarde gastronomica, onde o bons pratos tipicos das ilhas vará presente, a boa musica santomense, o povo das ilhas e muito mais.Naquela que podera ser a melhor ja realizada pela comunidade estudantil das ilhas sobre o páis, tem ja a preseça de estudantes de Minas Gerais, Brasilia, Rio de Janeiro e S.Paulo. Organizada pelo Núcleo de Estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais. O evento será realizado entre os dias 7 e 12 de julho, na Faculdade de Educação, realizadora das atividades junto com o Programa Ações Afirmativas e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A programação inclui mesas-redondas, exibição de filme e a festa de encerramento com comidas típicas, sera num almoço exatamente no dia 12 de julho, quando se comemora o 34º aniversário da independência de São Tomé e Príncipe.
Endereço Almoço gastronomico:Av Getulio Vargas,85, Funcionarios, Belo Horioznte. valor:15 reais.
contatos:031-86063216,91459795,93114737,92029873

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Maravilha de país-S.Tomé e Principe



As ilhas de São Tomé e Príncipe ficam situadas a cerca de 300 km da costa Ocidental de África, sob a linha Equador.
São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 170 mil habitantes. Sendo um estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
O país encontra-se dividido administrativamente em 6 distritos na ilha de São Tomé e 1 na região Autónoma na ilha do Príncipe. Nas ilhas, fala-se o português, a língua oficial, e outros três principais dialetos: o fôrro (crioulo de São Tomé), o ngolá (característico do Sul de São Tomé) e o linguiê (característico da ilha do Príncipe).
Até 1470, as ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas, quando os navegadores portugueses, João de Santarém e Pêro Escobar, as descobriram. A cana de açucar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram essa cultura agrícola ao declínio no século XVI. Nisso, a agricultura local só teve outro estímulo no século XIX, com o cultivo de cacau e café.
O movimento de libertação das ilhas foi um processo sofrido que começou no século XVI com as primeiras revoltas dos escravos. Narra a história que, numa dessas revoltas internas, um escravo, chamado Amador, controlou cerca de dois terços da ilha de São Tomé. Esse movimento só terminou em 12 de Julho de 1975, quando os nativos proclamaram a independência da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SEMANA CULTURAL DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE NO BRASIL 2009



No dia 12 de Julho do corrente ano, os são-tomenses comemoram 34º aniversário da independência, em São Tomé e Príncipe e na diáspora. Neste sentido, o Núcleo de Estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Educação (FAE-UFMG), o Programa Ações Afirmativas na UFMG e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFMG), organizamos a primeira Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, com o objetivo de divulgar a cultura e as potencialidades turística e econômica das ilhas no Brasil. O evento que acontece de 7 a 12 de julho , no Campus Pampulha da UFMG, tem ainda como finalidade discutir a posição geoestratégica das ilhas, sua diversidade de flora e fauna e uma exuberante paisagem, visando criar condições para colocar o país na rota dos grandes destinos turísticos. Esta organização conta com o apóio do Núcleo de Estudantes São-tomenses em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Semana Cultural é uma das ações integradas da iniciativa dos estudantes são-tomenses no Brasil, visando criar novas oportunidades de conhecimento e interação entre as comunidades africana e brasileira. Outras vertentes desta iniciativa são as valias para o desenvolvimento do país, em conjunto com o desenvolvimento brasileiro. Convivendo já há algum tempo com o povo brasileiro, percebemos o quanto a cultura e a gente da África são motivos de estudos, investimentos e curiosidades. Nesta ordem, esta organização crê que, devido à cultura marcante e à biodiversidade, São Tomé e Príncipe seria uma das grandes rotas de investimentos em turismo, estudos científicos e culturais.

Esta semana cultural, através das atividades programadas de apresentação temática e debate, propõe refletir sobre estra¬tégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente. Da semana cultural, farão parte pesquisadores, acadêmicos, educadores, representantes da administração e da socieda¬de civil brasileira, e a comunidade africana residente no Brasil. Este evento estará aberto para todas as pessoas que queiram participar da discussão proposta. Por estes fatos já alistados por nos acima gostariamos contar com a divulgação e cobertura do vosso centro de comunicação.
Com os melhores cumprimentos a comissão organizadora.

Programação da Semana Cultural STP-Brasil 2009


Programação

Cerimônia de Abertura
Data e Hora: Terça-Feira – 07/Julho/2009 – 17h30min
Local: Auditório da Reitoria UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profª. Drª. Antônia Vitória Aranha – Diretora da FAE-UFMG
Prof. Dr. Ronaldo Tadêu Pena – Reitor da UFMG
Representantes: Representante do Governo de São Tomé e Príncipe
Representante da Prefeitura de Belo Horizonte
Abdelasy de Sousa – Representante do Núcleo dos Estudantes STP em MG

Mesa Redonda: São Tomé e Príncipe – cultura, educação e potencialidades turísticas
Data e Hora: Terça-Feira – 07/Julho/2009 – 18h20min
Local: Auditório da Reitoria UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profª. Drª. Antônia Vitória Aranha – Diretora da FAE-UFMG

Palestrantes: Prof. Dr. Gabriel Araújo / USP – As línguas de STP
Profª. Drª. Aracy Martins / FAE-UFMG – Reflexões sobre a educação em STP
Abdelasy de Sousa / Graduando em Comunicação Social-UFMG – Cultura e turismo em STP

Exposição: São Tomé e Príncipe de portas abertas para o mundo
Data e Hora: Quarta-Feira – 08/Julho/2009 – 10h00min
Local: Arena da Praça de Serviços – Campus Pampulha
Coordenação: Núcleo dos Estudantes São-tomenses em Minas Gerais

Mesa Redonda: São Tomé e Príncipe e seus novos quadros superiores
Data e Hora: Quinta-Feira – 09/Julho/2009 – 19h00min
Local: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profª. Drª Francisca Maciel – Diretora do CEALE-FAE-UFMG
Jacy Braga / Geógrafo – Quadro superior no desenvolvimento de STP
Palestrantes: Gika Simão / Pós-graduando em Diplomacia-Inst. Rio Branco – Políticas de Quadros São-tomenses
Alcino Afonso / Graduando em Economia-UFV – Reformas institucionais e o desafio de novos quadros superiores em STP

Mesa Redonda: São Tomé e Príncipe perante as expectativas do petróleo
Data e Hora: Sexta-Feira – 10/Julho/2009 – 19h00min
Local: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus Pampulha
Coordenadora: Profª Drª Nilma Lino Gomes – Programa Ações Afirmativas-FAE-UFMG
Palestrantes:Carlos Miguel Conceição / Engenheiro de Minas – Pós-graduação UFF
Agnel Bengala da Cruz / Graduando em Geologia-UFMG
Gilberto do Rosário / Graduando em Engenharia Ambiental-UFOP

Cerimônia de Encerramento
Data : Sabado – 11/Julho/2009 – 20h00min
Local:Casa dos Estudantes da PUC-Av.Gertulio Vargas,85,Funcionarios

contatos: 031-86063216;92029873Programação