quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Presidente da FAMA encontra com Gilberto Gil no Estado da Bahia

O Presidente da Fundação Aurélio Martins, que terminou no último fim-de-semana uma visita ao Brasil, para cimentar a cooperação com entidades públicas privadas, sobretudo do estado da Bahia, projecta para o primeiro semestre deste ano, a realização de um grande evento de ligação entre o estado brasileiro da Bahia e São Tomé e Príncipe. O músico e político brasileiro Gilberto Gil, poderá ser uma das principais figuras do intercâmbio cultural entre São Tomé e Príncipe e o Brasil.

Na noite do sábado, dia 23, Aurélio Martins, em conversa com Gilberto Gil, manifestou o desejo de tê-lo como uma das atracções de um evento que unirá o Estado da Bahia a São Tomé e Príncipe e que será anunciado oficialmente pela FAMA ainda no primeiro semestre deste ano.

Aurélio Martins que foi eleito, em Dezembro último, pela terceira vez consecutiva a figura do ano de São Tomé em Príncipe encerrou a sua agenda no Brasil no domingo. Segundo os seus assessores foram dias de muito trabalho, mas com indicativos muito fortes de bons resultados.

Fonte: Tela Non

Era da informática chegou ao serviço de registo e notariado de São Tomé e Príncipe

Estantes com processos de registo degradados e mal cheirosos, foi a imagem de marca do serviço de registo e notariado de São Tomé e Príncipe. Acervo deteriorado que fez desaparecer os registos de nascimento de muitos são-tomenses. Finalmente a informática chegou ao sector. Os dados de registo estão a ser informatizados, conferindo maior segurança e fiabilidade.

Desde 1 de Janeiro que o registo dos são-tomenses passou a ser feito por via digital. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é o principal parceiro do ministério da justiça no processo de informatização do serviço de registo e notariadoMais de 110 mil euros, foram investidos na modernização do sector. «Vai-nos garantir uma melhor segurança dos dados. Até o momento os dados são registados em suporte papel. Tendo em conta a pouca fiabilidade e possibilidade de conservação, temos documentos que estão a deteriorar. Assim a informatização dos serviços permite uma maior fiabilidade e a segurança no que concerte a protecção doas documentos», explicou Elísio Texeira Director dos serviços de registo e notariado. Outra valência importante da informatização dos registos e notariado, é a possibilidade que pode ser aberta aos emigrantes para requererem directamente os documentos de identificação, através da Internet. O director Elísio Teixeira, assegurou que o projecto para este fim já está elaborado. O que falta é o financiamento.

Fonte: Tela Non